sexta-feira, 26 de junho de 2009

It's all about Life Experience

O Projeto Natal é uma revolucionária maneira de interagir com o vídeo-game. Não é mais necessário um controle. Em um jogo de luta, você dá um soco, um chute e todos os seus movimentos são transportados para dentro do televisor.


Esse é projeto que a Microsoft está desenvolvendo para o console Xbox 360. O vídeo abaixo mostra o que está sendo feito, e é realmente impressionante.



O slogan deles é:

"The only experience you need is life experience"

A palavra chave aqui é “Life Experience”. A Computação e toda a tecnologia existente tem o papel de melhorar nossa vida, tornando cada evento inesquecível. Não se trata apenas de desenvolver equipamentos bonitos e cada vez mais sofisticados, mas sim tornar tudo mais interessante e divertido.

Considere por exemplo a tarefa simples e cotidiana de tomar banho.


Aposto que você nunca pensou que isso poderia ser feito de maneira diferente. Você já viu esse chuveiro?


Agora, coloque um som com suas músicas favoritas e a experiência de tomar banho poderá ser elevada à um outro patamar. A partir desse momento será bem mais divertido tomar banho!


Porém, a questão não se resume a ter ou não dinheiro para comprar equipamentos modernos.


Tem mais a ver com vivencionar o agora, sem ficar pensando no passado ou imaginando algo no futuro. O segredo é o que você sente quando faz determinada atividade. Por exemplo, quais seriam boas propagandas de automóveis?


A resposta é óbvia e imediata. Mas, o modelo do carro mostrado faz pouca diferença. Na primeira figura vemos apenas um pneu, mas a cena é bem mais interessante do que um automóvel preso em um engarrafamento. Nesse caso, o importante é a sensação e o prazer de dirigir.

Donald Norman, autor do livro “Design of everyday things”, em seu vídeo “The three ways that good design makes you happy”, expressa de maneira bem clara essa idéia.



O pensamento comum, usado no marketing, é mostrar todos os recursos de determinada aplicação. O grande problema é que não é dada importância à experiência do usuário. Para um usuário, a interface é o produto, e não os recursos, e a experiência é o mais importante.

Uma interface ideal é aquela em que o usuário age sem pensar e o processo flui naturalmente. A melhor interface seria não ter uma interface ou mesmo uma interface invisível, como a do Project Natal.

Essa idéia leva a pensar sobre todos aqueles sites animados feitos em flash, que em vez de facilitar o uso, fazem com que a navegação seja comprometida.

Um exemplo de simplicidade é o buscador Google, em que uma simples caixa de texto encapsula inúmeros recursos.


Tanto usuários iniciantes como avançados usam a mesma interface, e existe uma curva linear de aprendizado para pesquisar de maneiras mais avançadas, o que é bem melhor do que usar diferentes interfaces para diferentes classes de usuários.

A interatividade é inversamente proporcional ao conteúdo, e quanto menor o conteúdo, menor o número de usuários. Assim, deixar um site “bonito” não tem relação alguma com deixá-lo acessível.

Outra questão interessante são os cliques. Em vez de clicar para obter certa informação, é melhor recebê-las diretamente. Um exemplo é um site que mostre uma notícia que contenha várias páginas. Na maioria dos casos, os visitantes que acessam o site apenas lêem apenas a primeira página por ter que clicar em uma setinha ou um número para passar para a página seguinte. Isso quebra o processo natural da leitura e faz o usuário pensar a respeito dessa atividade e decidir parar de ler, por mais interessante que seja a notícia.


Assim, tenha em mente que o sucesso das suas interfaces e de seus produtos tem uma enorme relação com a facilidade de uso e também do prazer de desfrutar dos recursos disponíveis.

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