domingo, 5 de julho de 2009

Chrome - Análise de Usabilidade

Colocando mais lenha na fogueira da guerra entre navegadores, o Google lançou recentemente seu novo navegador, o Chrome, para concorrer com o Internet Explorer, da Microsoft, e o Mozilla Firefox, uma versão de código aberto, da Mozilla Foundation.

O texto a seguir mostra várias novas características do Chrome. Algumas delas são técnicas, como o fato do Chrome rodar Javascript com grande desempenho, ou criar um processo para cada nova aba, tornando a aplicação mais segura a falhas.

Porém, o foco do texto com certeza são as melhorias de usabilidade do Chrome. Uma delas é a primeira página conter miniaturas dos sites mais visitados, bastando clicar nelas para abrir a página, o que é muito mais prático que digitar todo o endereço no navegador. Outra praticidade é usar o mesmo espaço usado para digitar os endereços também ser usado para pesquisar termos em sites de busca, uma novidade. Obviamente, o Google é o buscador padrão, mas isso pode ser alterado.

Outra pequena novidade é, ao apertarmos Ctrl em um link, abrirmos esse link em uma nova aba. Isso, os outros browsers também faziam. Mas o Chrome foi o primeiro a colocar a nova aba ao lado da atual, em vez de inserí-la ao final da lista de abas. Isso faz muito sentido, pois assuntos semelhantes ficam agrupados, permitindo uma melhor organização das abas.

Para finalizar, temos outras duas novidades: o modo de navegação anônimo, que permite navegação sem salvar cookies ou endereços no navegador. E a busca interna (Ctrl + F), que é muito mais agradável que no Internet Explorer: em vez de abrir uma janela no meio do navegador, cortando completamente a interação com o site, o Chrome abre uma pequena aba em cima, onde indica os resultados da busca do termo na página, e indica na barra de rolagem suas ocorrências. Conveniente, não?

Confira o texto na íntegra aqui: http://www.interney.net/blogs/alexprimo/2008/09/16/ana-225-lise-da-interface-do-google-chro/

Nenhum comentário:

Postar um comentário