sexta-feira, 3 de julho de 2009

Prototipagem de Software do ponto de vista do Design de Interfaces

A prototipagem de software é um método que pode ser utilizado em várias etapas da produção de uma aplicação. A idéia é criar uma espécie de rascunho do sistema, o que pode ser feito usando desde ferramentas simples como papel e lápis, até os próprios construtores de interfaces que seram usados no projeto. Para a Engenharia de Software a criação de protótipos traz diversas vantagens, como uma melhor definição dos requisitos e uma diminuição na quantidade de retrabalho, já que é possível prever e corrigir certas inconsistências ainda na fase inicial.

No lugar em que eu faço estágio, usamos protótipos de papel no início de um projeto para delimitar melhor o trabalho a ser realizado e até ajudar o cliente a descobrir o que ele precisa. Um problema que costumava ocorrer com bastante frequencia, era a requisição de diversas alterações na interface depois do sistema estar pronto. Além de contraproducente, o retrabalho era desestimulante para a equipe de desenvolvimento. Dessa forma, identificamos a necessidade de aproximar mais o cliente do sistema, antes mesmo da entrega final.

Os protótipos de papel foram escolhidos pela facilidade de criação, baixo custo e versatilidade. É possível visualizar rapidamente várias alterantivas para uma interface, a interação entre os componentes e levantar questões sobre a disposição das informações na tela. Depois, cada uma das telas criadas serve como base para a especificação das funcionalidades. Com o progresso do desenvolvimento os protótipos de papel são gradualmente substituídos por protótipos mais fiéis, feitos no computador.

Um ponto que, por causa do custo, pode ser considerado uma desvantagem, mas que é um dos diferenciais do método que adotamos, é que o cliente deve acompanhar de perto todas as fases da produção do sistema. Assim, conseguimos obter uma interface muito mais próxima do esperado pelo usuário final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário